• (11) 3280-2683 (3280-ANTE)
  • cursos@antebellum.com.br
  • _
    Image 1

Mind The Gap


Certa vez, um amigo me disse que estava no metrô de Londres e demorou a entender porque o sistema de som repetia diversas vezes: Mind the gap, mind the gap, mind the gap. Foi então que ele notou que o "Gap" se referia à distância entre a plataforma e o trem, e o aviso era para as pessoas não se acidentarem neste vão.

Em minhas conversas com meus colegas e clientes me sinto ouvindo essa frase no metrô de Londres ao analisar os esforços realizados pelas equipes de segurança da informação para endereçar os problemas de segurança em seus ambientes e aplicações. A Constatação mais comum é que as equipes de segurança da informação possuem o conhecimento necessário para manter o ambiente seguro, mas por uma infinidade de motivos, não conseguem fazer com que as equipes de TI sigam os procedimentos de segurança.

O fato é que de uma forma ou de outra as organizações sempre perdem com essa situação. Essas perdas se materializam através de ataques, indisponibilidade ou onerosas correções nos ambientes e sistemas. Neste momento vale a máxima: Se você não tem tempo para fazer direito, quando vai ter tempo (e dinheiro) para fazer de novo?

Nos últimos 10 anos tenho entregado direta ou indiretamente treinamentos de segurança da informação, e em todas as empresas que passei constatei que as organizações que investiram em treinar os profissionais de TI em Segurança da informação foram as que obtiveram os melhores resultados. Não há nada de novo nessa didática, todos os líderes, pais e professores sabem que as pessoas internalizam o conhecimento e atuam melhor quando orientados a fazer algo que compreendem.

Milhares de empresas e profissionais investem todos os anos em certificações ITIL, não para trabalharem em uma nova área ou função, mas para continuarem a fazer o seu trabalho com mais qualidade. Pensando neste profissional de TI que gostaria de aumentar seu valor dentro de sua área com os conhecimentos de segurança da informação que a Antebellum investe desde sua criação em treinamentos fundamentais. Estes treinamentos podem ser a porta de entrada para uma carreira promissora em segurança da informação ou um complemento às qualificações dos profissionais de TI.

Dentre nossos treinamentos, temos um destaque especial para a linha de certificação do Exin, onde os profissionais adquirem os conhecimentos mais importantes para contribuírem com a segurança da informação SEC 201 - (Segurança da Informação segundo a ISO 27002), desenvolverem de forma mais segura SEC 130 - (Secure Programming) ou testarem seus ambientes e sistemas SEC 120 – (Ethical Hacking).

Nas empresas que precisam de conformidade com o PCI DSS temos tido um enorme sucesso em formar turmas in-company do treinamento PCI 501 - (Implementando o PCI DSS 3.1), estabelecendo um diálogo construtivo entre as equipes de segurança da informação e tecnologia da informação. As equipes de TI sentem se incluídas no processo e apresentam soluções muito eficientes para alcançar os objetivos de controle no ambiente que elas dominam.

Cada vez mais, eu e meu interlocutores estamos convencidos que a melhor forma de otimizar os esforços de segurança da informação nas organizações é diminuindo a lacuna que existe entre a equipe de segurança da informação e as equipes de tecnologia da informação.

Olhe para sua organização e... Mind the Gap!


Conheça nossos Cursos

Nossos Clientes

A Antebellum mantem um relacionamento de qualidade e confiança com grandes clientes em todo o Brasil.